panelarrow

os meus Valores…

home   |   sobre   |   serviços   |   eventos   |   livros   |   contactos   |   mailing-list

 

Empenho é uma rica combinação de interesse com esforço – físico e intelectual! Quando estamos realmente empenhados, estamos a, pelo menos tentar, que é o primeiro passo para conseguir fazer algo. Para se conseguir, tem de se estar disposto a tentar e a falhar e a melhorar. As vezes necessárias! E para isso, é preciso empenho!

sem tentar, não podemos, sequer falhar.

sem falhar, não podemos tentar melhorar.

sem melhorar, não poderemos jamais conseguir.

 

acredito que temos a OBRIGAÇÃO de ser leais!

conosco próprios e com os outros.

A lealdade implica respeito mútuo e auto-imagem saudável, terreno fértil do qual a confiança pode brotar e consolidar-se com o tempo. Neste plano dimensional, rara ou nenhuma relação é “eterna”, mas qualquer uma poderá ser tão mais longa quanta mais lealdade for investida por ambas as partes da relação.

No meu dicionário, é o somatório da energia para dar o máximo em cada momento e em cada circunstância, com a determinaçãovontade e disponibilidade para melhorar o desempenho, um bocadinho, no dia seguinte.

compromisso de ser o melhor que consigo ser

em cada oportunidade que tenho

e melhorar sempre que posso!

A Vida tem-me dado a oportunidade de vivenciar e compreender a máxima:

a verdade libertar-te-à!

A Verdade é um dos grandes desafios da nossa sociedade, onde se tornou fácil, comum e socialmente aceitável, em muitas circunstâncias, mentir, sob muitas “desculpas” sólidas e aparentemente plausíveis. Também o fazemos conosco próprios, com argumentos ainda mais “sólidos e plausíveis”, muitas vezes para não ter de pensar em assuntos sensíveis ou para aliviar a carga emotiva de determinados factos. O preço desta prática é o lento desgaste da capacidade de perceção das circunstâncias e de análise dos desafios e oportunidades. Isto origina uma distorção da realidade individual e, no limite, coletiva. Quando não estamos em Verdade, abrimos a porta à ignorância, à dúvida e ao medo.

A Verdade liberta o poder criativo, a autoconfiança e a coragem para enfrentar os desafios que surgem no nosso caminho!

o estudo da realidade através da Verdade dos factos

permite-nos COMPREENDÊ-LOS como tal

e encontrar SOLUÇÕES onde antes víamos problemas!

 

Em tudo! Entre a Vida pessoal e a vida profissional! Entre o elogio e a crítica! Entre o juízo e a loucura!

O equilíbrio implica pelo menos duas partes. E isso é bom! Monopólios não são muito saudáveis! O equilíbrio tem compensação, tem o bom e tem o mau, tem o salto do avião e tem a meditação passiva de um monge budista. Tem a alegria e a tristeza, a vitória e a derrota. Tem sucesso e tem fracasso!

o equilíbrio tem o PARADOXO implícito, A LIÇÃO;

e, no paradoxo, vamos aos dois extremos

para encontrarmos aquele ponto, único para cada um de nós,

onde estamos bem.

 

O segredo dos Mestres. Se recordarmos, na nossa Vida pessoal e profissional, a(s) pessoa(s) que mais admirámos ou que mais nos marcaram; se olharmos os livros e procurarmos as pessoas mais admiradas e que mais marcaram a história de uma forma positiva e construtiva, encontramos uma virtude em comum: a humildade! Humildade para aceitar o que é diferente, para estar disponível a aprender com qualquer outra pessoa, para reconhecer as falhas e tentar melhorar. Humildade para ser leal e verdadeiro. Humildade e gratidão para aprender a lição e, assim, abrir a porta das novas possibilidades e oportunidades.

 

TODOS estão ligados entre si.

sem VERDADE, não temos LEALDADE possível.

assim como se não houver lealdade, dificilmente haverá verdade.

o EQUILÍBRIO entre a Vida pessoal e a vida profissional

gera REALIZAÇÃO plena,

que combinada com a EXPERIÊNCIA e o tempo necessário de MATURAÇÃO,

gera a EXCELÊNCIA.

a HUMILDADE ensina-nos a ARTE DE BEM VIVER!

 

Com estes Valores em simbiose, encontro a paixão pela minha profissão e a fé, nos momentos mais difíceis, para continuar em frente, fruto da certeza que estou no caminho certo, a cumprir a minha missão, o que me dá a persistência para lutar pelos interesses do meu cliente, até o objectivo ser atingido e a sua satisfação, plena!

 

a minha visao

%d bloggers like this: